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Dr. Paulo Fontani Coordenador de Educação da UNESCO
Izabel Ribeiro Idealizadora e Coordenadora do Projeto Projeto Valores Humanos
 
"não é qualquer escola que vai conseguir a mudança para melhor da sociedade, tem que ser uma escola que trabalha valores humanos e que tenha a participação da comunidade"
Dr. Paulo Fontani
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- Regula o ritmo respiratório, e o ritmo cardíaco;
- Aumenta o fluxo de sangue para as células;
- Aumenta a produção de hormônios calmantes e reduz o nível de cortisol, hormônio desencadeador do estresse e principal responsável pela morte de neurônios;
- Permite níveis profundos de relaxamento e bem-estar;
- Excelente terapia para pessoas com pressão alta;
- Reduz muito a ansiedade e o estresse (estima-se que 50% de todas doenças são devido ao alto nível de estresse);
- Baixa a tensão muscular (diminui qualquer dor devido à tensão muscular);
- Aumenta a autoconfiança e o entusiasmo pela vida;
- Aumenta a produção de serotonina e endorfinas que influenciam no bem estar, bom humor e alegria de viver (baixos níveis de serotonina estão associados com depressão, obesidade, insônia e dor de cabeça);
- Ajuda em doenças crônicas como alergias, artrite, dor de cabeça, etc;
- Reduz a tensão pré-menstrual;
- Ajuda na recuperação pós-operatório;
- A meditação ajuda a resolver neuroses, medos e conflitos emocionais;
- Aumenta o nível do Hormônio HGH e DHEA, vitais para a saúde humana;
- Adquire-se e desenvolve-se estado de paz interior;
- Melhora a memória, concentração e reflexão;
- Desenvolve a intuição, equilíbrio e Autocontrole;
- Diminui o risco de infarto e derrame cerebral;
- Reforça o sistema imunológico;
- Aplaca emoções negativas, como o medo e a raiva;
- Alivia a insônia e deixa a memória mais afiada;

 
 

A lista de benefícios oferecidos pela meditação não encontra limites. A técnica milenar ajuda a disciplinar e acalmar a mente, trazendo conforto emocional e aumentando nossa capacidade de concentração.

"É um exercício ótimo para nos ajudar a lidar com as nossas emoções".

Quando o indivíduo atinge determinado grau de concentração passa a ficar mais atento e ter uma percepção maior de si mesmo.

"O estado nos alerta para os nossos sentimentos e o dos outros".

O resultado é uma ampliação do potencial humano e a premissa da meditação, que é não causar dano a si próprio e ao seu redor.

"Esta ampliação permite ao ser humano, uma maneira nova de estar no mundo e criar um espaço próprio de paz e serenidade".

O tempo para sentir todas essas melhoras varia de uma pessoa a outra e tem pouca relação com a duração da prática.

"O que conta é a firmeza de propósito, a disciplina e a regularidade para criar o hábito".

É isso mesmo. A meditação é a ginástica da mente, com a vantagem de que bastam 15 minutos diários para desencadear as mudanças na vida dos praticantes. Meditar é preciso para sentir as vantagens dessa técnica ancestral, o segredo é incorporar a meditação ao dia-a-dia, mantendo a paz e equilíbrio nos momentos de tormenta.

"Meditar é tornar consciência do agora e prestar atenção em gestos banais e automáticos. Quando estamos mais atentos aumentamos a qualidade das tarefas que realizamos".

Ações singelas também são exercícios de meditação. Existem varias técnicas de meditação, e todo mundo é capaz de meditar, com a técnica adequada, usufruindo seus benefícios.

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