Era uma vez um pai que estava trabalhando, e o filho de 7 anos chegou e disse: pai vamos brincar. E o pai como estava precisando de tempo para terminar um trabalho, te-ve a idéia de pegar um mapa do mundo rasgou e pediu que o filho montasse depois que isso fosse feito, o pai ia brincar com o filho, porém o pai pensou que o filho ia demorar umas 2 horas para fazer isso, para surpresa do pai após 15 minutos o garoto volta com o mapa montado e certo, o pai surpreso disse: -Filho você não sabe ainda como é o mundo, como você conseguiu montar o mapa todo certinho e tão rápido? e o filho respondeu: -Pai, eu não sei como é o mundo, eu ainda não aprendi isso na escola, mas eu sei como é o homem, do outro lado do mapa que o senhor me deu tinha a figura de um homem, eu fui consertando o homem e acabei consertando o mundo. Qual a lição dessa história: para consertar o mundo temos que consertar o homem, para consertar o homem, ele deve desenvolver valores humanos, virtudes em seu coração.
É o mesmo que virtudes humanas, como bondade, amor, paz, honestidade, humildade, bom humor, entusiamo, resiliência, flexibilidade, sabedoria, segurança, alegria, felicidade, coragem, dinamismo, conduta correta, conduta pacífica etc.
Toda a evolução científica e tecnológica da humanidade não tem sido capaz de nos trazer mais felicidade, tranquilidade e paz. E se isso está acontecendo, alguma coisa está errada. Temos de rever nossos conceitos e revolucionar o modo como vivemos para que a relação entre tecnologia e infelicidade humana não aumente ainda mais. “Revolução”, aqui, é mudança de atitude. Afinal, se continuarmos fazendo o que sempre fizemos, vamos receber o que sempre recebemos. É preciso fazer algo diferente para ter um resultado diferente.
Falta de valores humanos no coração das pessoas. Para melhorar o mundo é preciso melhorar o homem, para melhorar o homem é preciso desenvolver valores humanos em seu coração.
Introduzir Valores Humanos no cotidiano das pessoas através das cinco técnicas da educação em Valores Humanos.
Mudar o mundo para melhor
Despertar Valores Humanos
Fale o bem, pense o bem, sinta o bem, faça o bem e mude o mundo para melhor.
Verdade
Ação Correta
Paz
Amor
Conduta Pacífica
- Autoconfiança;
- Introspecção;
- Humildade;
- Pensamento positivo;
- Sabedoria.
“A renovação mental é renovação da vida. Ao escutar frases de conteúdo elevado, qualquer um passa a trabalhar seu subconsciente, ainda que vagarosamente, mudando sua visão interior”.
“As citações são como os vaga-lumes iluminam grutas, onde a luz do sol jamais penetra”.
- A metáfora induz a um processo natural de mudança positiva.
- Ajuda a desenvolver habilidades para ouvir
- Gera interesse verdadeiro
- Desenvolve a criatividade
- Estimula a imaginação
- Promove o relaxamento
- Dá inspiração
- Propicia humor e elemento engraçados
- Comunica conhecimento
Metáforas Por Sakaizen Sakurai
O que é?
A palavra metáfora é derivada do grego, “meta” (além) mais "phorein" (transportar de um lugar para outro). Tem a conotação de transportar o sentido literal de uma palavra ou frase, dando-lhe um sentido figurado. A metáfora se comunica com os dois lados de nosso cérebro.
Compreendido literalmente pelo lado esquerdo associado à mente consciente, lógica e racional, onde se encontram as estruturas corticais responsáveis pelo processamento da linguagem. Ao mesmo tempo, é compreendido no seu sentido figurado pelo lado direito associado à mente inconsciente, intuitiva, criativa, emocional e sábia.
A metáfora usa uma linguagem simbólica que é característica da linguagem primária do inconsciente.
Para que serve?
A metáfora faz parte da comunicação coloquial das pessoas: "doce como mel". "Liso como quiabo", "duro como aço", etc.
A metáfora está presente nas fábulas, parábolas e estórias infantis que mais nos marcaram.
As mensagens da Bíblia e dos textos sagrados estão repletas de metáforas.
A metáfora faz parte das músicas e dos poemas que mais nos emocionaram.
O que faz uma piada ser engraçada é a metáfora nela embutida.
A propaganda e o marketing fazem uso freqüente das metáforas. O nome das empresas e dos produtos, seus símbolos e logotipos, seus anúncios e comerciais estão repletos de mensagens metafóricas. Na verdade, o que fica gravado como aprendizado em nossa mente, não é o sentido literal da estória, mas o sentido figurado e metafórico captado pelo nosso inconsciente.
A metáfora induz a um processo natural de mudança. Ao contrário de uma ordem ou sugestão direta de mudança, a metáfora permite à pessoa conscientemente travada e sem saída, perceber, inconscientemente, outras alternativas que não visualizada anteriormente.
O uso da metáfora em psicoterapia tem sido cada vez mais freqüente. Freud fazia uso das metáforas nas interpretações dos sonhos, na livre associação de idéias, na metáfora do complexo de Édipo. Jung aprofundou o uso das metáforas ao expandir a interpretação dos sonhos e fantasias de seus pacientes, através dos mitos, símbolos e arquétipos.
Milton H. Erickson teve a sensibilidade de compreender o valor e os benefícios do uso das metáforas junto com a hipnose. Nos seus últimos anos como terapeuta, ajudava seus clientes, apenas contando estórias e metáforas criadas a partir da história pessoal de cada um. Personalizava cada metáfora, moldando-a sob medida para as necessidades específicas daquele cliente. Conseguia, assim, eliciar as respostas dos próprios clientes para os seus problemas, num processo de auto-ajuda e de autocura.
- Regula o ritmo respiratório, e o ritmo cardíaco;
- Aumenta o fluxo de sangue para as células;
- Aumenta a produção de hormônios calmantes e reduz o nível de cortisol, hormônio desencadeador do estresse e principal responsável pela morte de neurônios;
- Permite níveis profundos de relaxamento e bem-estar;
- Excelente terapia para pessoas com pressão alta;
- Reduz muito a ansiedade e o estresse (estima-se que 50% de todas doenças são devido ao alto nível de estresse);
- Baixa a tensão muscular (diminui qualquer dor devido à tensão muscular);
- Aumenta a autoconfiança e o entusiasmo pela vida;
- Aumenta a produção de serotonina e endorfinas que influenciam no bem estar, bom humor e alegria de viver (baixos níveis de serotonina estão associados com depressão, obesidade, insônia e dor de cabeça);
- Ajuda em doenças crônicas como alergias, artrite, dor de cabeça, etc;
- Reduz a tensão pré-menstrual;
- Ajuda na recuperação pós-operatório;
- A meditação ajuda a resolver neuroses, medos e conflitos emocionais;
- Aumenta o nível do Hormônio HGH e DHEA, vitais para a saúde humana;
- Adquire-se e desenvolve-se estado de paz interior;
- Melhora a memória, concentração e reflexão;
- Desenvolve a intuição, equilíbrio e Autocontrole;
- Diminui o risco de infarto e derrame cerebral;
- Reforça o sistema imunológico;
- Aplaca emoções negativas, como o medo e a raiva;
- Alivia a insônia e deixa a memória mais afiada;
A lista de benefícios oferecidos pela meditação não encontra limites. A técnica milenar ajuda a disciplinar e acalmar a mente, trazendo conforto emocional e aumentando nossa capacidade de concentração.
"É um exercício ótimo para nos ajudar a lidar com as nossas emoções".
Quando o indivíduo atinge determinado grau de concentração passa a ficar mais atento e ter uma percepção maior de si mesmo.
"O estado nos alerta para os nossos sentimentos e o dos outros".
O resultado é uma ampliação do potencial humano e a premissa da meditação, que é não causar dano a si próprio e ao seu redor.
"Esta ampliação permite ao ser humano, uma maneira nova de estar no mundo e criar um espaço próprio de paz e serenidade".
O tempo para sentir todas essas melhoras varia de uma pessoa a outra e tem pouca relação com a duração da prática.
"O que conta é a firmeza de propósito, a disciplina e a regularidade para criar o hábito".
É isso mesmo. A meditação é a ginástica da mente, com a vantagem de que bastam 15 minutos diários para desencadear as mudanças na vida dos praticantes. Meditar é preciso para sentir as vantagens dessa técnica ancestral, o segredo é incorporar a meditação ao dia-a-dia, mantendo a paz e equilíbrio nos momentos de tormenta.
"Meditar é tornar consciência do agora e prestar atenção em gestos banais e automáticos. Quando estamos mais atentos aumentamos a qualidade das tarefas que realizamos".
Ações singelas também são exercícios de meditação. Existem varias técnicas de meditação, e todo mundo é capaz de meditar, com a técnica adequada, usufruindo seus benefícios.
Benefícios Terapêuticos do canto:
O canto é um grande instrumento terapêutico. O ditado popular “quem canta seus males espanta” carrega essa sabedoria.
O exercício do canto é indicado hoje por muitos terapeutas, para trabalhar a timidez, para sair de depressões e vários outros distúrbios psicológicos.
Benefícios do Canto - Físicos/psicológicos
- Melhor uso da capacidade respiratória;
- Aprimoramento da capacidade auditiva;
- Utilização correta da voz;
- Melhor dedicação;
- Melhor postura corporal;
- Diminuição dos níveis de stress;
- Desenvolvimento da sensibilidade emocional;
- Maior auto-estima;
Benefícios de Cantar em Grupo (desenvolve o AMOR)
- Promove boa saúde
- Cria harmonia e cooperação
- Fortalece a memória
- Ajuda a construir bom caráter
- Traz alegria para dentro da sala de aula
Benefícios da Música
- Refresca o corpo e a mente
- promove o relaxamento
- Acalma os nervos
- Estimula a criatividade
- Desenvolve a intuição
- Induz sentimentos de amor
-Valorizam o interesse e o divertimento
-Ativam a criatividade
-Constroem autoconfiança
-Ensinam o discernimento
-Desenvolvem a coordenação
-Despertam talentos interiores
-Melhoram a concentração
-Ensinam técnicas
-Constroem trabalho de equipe
-Encorajam trabalhar com outros
As dinâmicas são instrumentos, ferramentas que estão dentro de um processo de formação e organização, que possibilitam a criação e recriação do conhecimento.
-Para levantar a prática: o que pensam as pessoas, o que sentem, o que vive e sofrem.
-Para desenvolver um caminho de teorização sobre esta prática como processo sistemático, ordenado e progressivo.
-Para retornar à prática, transformá-la, redimensioná-la.
-Para incluir novos elementos que permitem explicar e entender os processos vividos.
-As técnicas participativas geram um processo de aprendizagem libertador porque permitem:
1. Desenvolver um processo coletivo de discussão e reflexão.
2. Ampliar o conhecimento individual, coletivo, enriquecendo seu potencial e conhecimento.
3. Possibilita criação, formação, transformação e conhecimento, onde os participantes são sujeitos de sua elaboração e execução.
Uma técnica por si mesma não é formativa, nem tem um caráter pedagógico. Para que uma técnica sirva como ferramenta educativa libertadora deve ser utilizada em função de temas específicos, com objetivos concretos e aplicados de acordo com os participantes com os quais esteja trabalhando.
Receba gratuitamente em seu e-mail o Manual de Educação em Valores Humanos e o link para assistir o Seminário de Educação em Valores Humanos.