Valores Humanos?

 

O que são Valores Humanos?

É o mesmo que virtudes humanas, como bondade, amor, paz, honestidade, humildade, bom humor, entusiasmo, resiliência, flexibilidade, sabedoria, segurança, alegria, felicidade, coragem, dinamismo, conduta, correta, conduta pacífica etc. 
“Os valores humanos são fundamentos morais e espirituais da consciência humana. Todos os seres humanos podem e devem tomar conhecimento dos valores a eles inerentes. A causa dos conflitos que afligem a humanidade está na negação dos valores como suporte e inspiração para o desenvolvimento integral do potencial individual e conseqüentemente do potencial social. Não é possível encontrar o propósito da vida sem esses valores que estão registrados em nosso ser profundo, ainda que adormecidos na mente e latentes na consciência. Os valores são a reserva moral e espiritual reconhecida da condição humana.
A vivência dos valores alicerça o caráter, e reflete-se na conduta como uma conquista espiritual da personalidade. No dinamismo histórico, os valores permaneceram inalteráveis como herança divina em cada um de nós, apontando sempre na direção da evolução pelo auto-conhecimento. Nesse grandioso drama humano, criado por nossos erros e acertos, os valores abrem espaço e trazem inovações essenciais para a sobrevivência da espécie e o cumprimento do papel do ser humano na criação. Vivemos tempos críticos, violentos e desesperados; isso acontece devido ao fato de grande parte da humanidade ter esquecido seus valores e tê-los considerado até ultrapassados e desinteressantes.Os valores Humanos  são valores éticos e espirituais,relegados ao segundo plano e até ridicularizados,resultam em superficialidade,consumismo e egocentrismo.” (Marilu Martinelli,1996,p.15)

A meta de um sistema educacional contínuo para todas as idades funciona como um agente transformador da sociedade pois ao ser colocado em prática promove o despertar dos Valores Humanos e com isso a evolução do ser humano,tornando-o moralmente virtuoso,a partir do despertar das virtudes morais,que estão em extinção.O homem virtuoso  usa conscientemente e dignamente seus conhecimentos,procurando cumprir seus deveres ,servir seu semelhante e restaurar o equilíbrio ecológico do planeta.Os valores Humanos são o pilar de sustentação de uma nova humanidade.

(Marilu Martinelli,1996,p.68-69) 

 

há 1 ano

Galeria de imagens