Valores humanos nas empresas

O projeto Teófilo Otoni Capital Mundial dos Valores Humanos é um projeto idealizado e coordenado pela psicóloga, escritora e empreendedora social Izabel Ribeiro há 18 anos em Teófilo Otoni ,e tem como meta transformar Teófilo Otoni na Capital Mundial dos Valores Humanos através da integração de 5 técnicas comprovadamente eficazes que despertam virtudes em pessoas de todas as idades ,são cinco técnicas que usadas de forma correta na escola ,em organizações pública ou privada podem melhorar o FIB(Felicidade Interna Bruta),o qual pode ser medido através questionários .No ano de 2016 o Projeto iniciou expandiu seu trabalho também para empresas pois lá estão os pais dos alunos que são trabalhados na escola pelo projeto ,assim estão sendo feitas várias parcerias de sucesso entre o Projeto Valores Humanos e empresas ,onde de um lado o empresário abre sua empresa para um trabalho inovador e impactante e do outro o Projeto Valores Humanos ,que com apenas 8 semanas e 8 palestras semanais e implementação da metodologia sistematizada da Educação em Valores Humanos e o trabalho com Inteligência Emocional Q.E. e o inovador EMOCIONÔMETRO de GRUPO ,que é uma ferramenta criada em 2015 e patenteada pela psicóloga e escritora, Izabel Ribeiro, capaz de medir de forma inovadora e única a emoção de um grupo e desenvolver as habilidades da Inteligência Emocional Q.E. entre elas a empatia e seus benefícios, como melhora na qualidade de vida através da melhora da qualidade dos relacionamentos.
Habilidades da Inteligência Emocional, que podem e devem ser desenvolvidas em pessoas de todas as idades em escolas, casa e empresas.

Daniel Goleman, em seu livro, mapeia a Inteligência Emocional em cinco áreas de habilidades:

As três primeiras acima referem-se a Inteligência Intra-Pessoal. As duas últimas, a Inteligência Inter-Pessoal.

Inteligência Inter-Pessoal: é a habilidade de entender outras pessoas: o que as motiva, como trabalham, como trabalhar cooperativamente com elas.
1. Organização de Grupos: é a habilidade essencial da liderança, que envolve iniciativa e coordenação de esforços de um grupo, habilidade de obter do grupo o reconhecimento da liderança, a cooperação espontânea.
2. Negociação de Soluções: o papel do mediador, prevenindo e resolvendo conflitos.
3. Empatia – Sintonia Pessoal: é a capacidade de, identificando e entendendo os desejos e sentimentos das pessoas, responder (reagir) de forma apropriada de forma a canalizá-los ao interesse comum.
4. Sensibilidade Social: é a capacidade de detectar e identificar sentimentos e motivos das pessoas.
Inteligência Intra-Pessoal: é a mesma habilidade, só que voltada para si mesmo. É a capacidade de formar um modelo verdadeiro e preciso de si mesmo e usá-lo de forma efetiva e construtiva.