Terapia Breve

"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem". – Fernando Pessoa

25 anos

de experiência

+ 30 mil horas

em sessões

+2.000 clientes

atendidos no consultório

" Pesquisas indicam que são necessárias 10mil horas de prática para se atingir a destreza pertinente a um expert de nivel internacional"
- Livro fora de série - Malcolm Gladwell

O que é Terapia Breve?

A Terapia Breve é um modelo de tratamento, que tem como objetivo agilizar o processo terapêutico

O tempo de duração de uma Terapia Breve em sua maioria é em torno de 5 a 20 sessões. 

A Terapia Breve está de acordo com a própria evolução humana. Vivemos em um tempo onde as coisas acontecem de forma bastante rápida. Estamos nos acostumando a agilidade; esperando resultados e soluções rápidas.

Com a Terapia Breve é possível trabalhar qualquer tipo de problema.

A Terapia Breve se torna breve por dois motivos:

  • Ser focada na solução de um problema em específico.
  • Ser utilizada ferramentas da moderna psicologia.  
foto Dra

Izabel Ribeiro como pessoa

Izabel Ribeiro é psicóloga clínica de crianças, adolescentes e adultos há mais de 25  anos. Pioneira na cidade no trabalho com Terapia Breve, é Trainer (especialista) em Programação Neurolinguística (PNL) pela Sociedade Brasileira de PNL (SBPNL). Formada em Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) e Psicologia Positiva, membro da Associação Brasileira de Psicoterapia Cognitiva (ABPC). Membro da Associação de Psicologia Positiva da América Latina (APPAL).
Autora do Livro Valores Humanos, a revolução necessária – Um Manual de Vida 2007.

É idealizadora e coordenadora do projeto voluntário Valores Humanos que começou em 2002 e concedeu a cidade de Teófilo Otoni/MG o título de Capital Mundial dos Valores Humanos. Já ministrou mais de 300 palestras desde o início do projeto e continua ministrando uma palestra por semana, onde conscientiza a população sobre o que é a verdadeira educação e sobre a importância dos valores humanos para a construção de uma humanidade mais feliz e pacífica. Na mesma palestra ensina uma metodologia que não é religião, é uma metodologia sistematizada, científica, que desenvolve, desperta os valores humanos em pessoas de todas as idades, que pode e deve ser aplicada em casa, escolas, empresas e organizações públicas.

Como trabalhamos

Ferramentas de trabalho

Terapia Cognitivo Comportamental (TCC)

A TCC é uma abordagem da psicologia criada por Aaron T. Beck, no início da década de 1960.
Foram realizados mais de 300 estudos controlados da TCC para uma série de transtornos psiquiátricos (Butler e Beck, 2000)
Pesquisas extensivas demonstram a eficácia da TCC em vários transtornos psiquiátricos, entre eles depressão e transtornos de ansiedade como: Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), Síndrome do Pânico, Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), Fobia Social, Agorafobia, Transtorno do Estresse Pós Traumático (TEPT), Transtorno de Ansiedade de Separação (TAS).

Programação Neurolinguística (PNL)

A PNL é uma ciência criada nos anos 70 por Richard Bandler, um estudante de psicologia, e John Grinder, um professor de linguística, nos Estados Unidos.
A PNL estuda talento e qualidade, como organizações e indivíduos excelentes obtém seus resultados excelentes. Os métodos podem ser ensinados a outros para que eles também possam obter a mesma classe de resultados.
A PNL é prática. Ela apresenta um conjunto de modelos, habilidades e técnicas que nos permitem pensar e agir com mais eficácia e eficiência no mundo. O objetivo da PNL é ser útil, oferecer mais opções de escolha e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
A PNL traz autodesenvolvimento e mudança positiva de forma rápida.
O nome PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA, advém das três áreas que reúne:
P – Programação – Como sequenciamos nossas ações para alcançarmos metas.
N – Neurologia – A mente e como pensamos.
L – Linguística – Como usamos a linguagem e como ela nos afeta.
(Joseph O Connor 2000).

Psicologia Positiva

A psicologia positiva, geralmente definida como “estudo científico do funcionamento humano ótimo”, foi oficialmente lançada como disciplina em 1988, por Martin Seligman, presidente da Associação Americana de Psicologia.

Milton Erikcon e as metáforas

A metáfora induz a um processo natural de mudança. Ao contrário de uma ordem ou sugestão direta de mudança, a metáfora permite à pessoa conscientemente travada e sem saída, perceber, inconscientemente, outras alternativas que não visualizada anteriormente.
Milton Erkson teve a sensibilidade de compreender o valor e os benefícios do uso das metáforas junto com a hipnose. Nos seus últimos anos como terapeuta, ajudava seus clientes, apenas contando estórias e metáforas criadas a partir da história pessoal de cada um. Personalizava cada metáfora, moldando-a sob medida para as necessidades específicas daquele cliente. Conseguia, assim, eliciar as respostas dos próprios clientes para os seus problemas, num processo de autoajuda e de autocura.

Plantão Psicológico

Trata-se de um atendimento emergencial, distinguindo-se, portanto, de uma psicoterapia tradicional, e consiste geralmente em uma e até duas sessões espontâneas.
O Plantão Psicológico é destinado a pessoas que precisam de ajuda imediata, que buscam um atendimento de apoio emergencial, em situações de crise diversas de urgência e emergência emocionais como: perdas(luto), tomadas de decisão, enfim, qualquer situação inesperada que cause sofrimento e tire o equilíbrio momentâneo e que não pode ser adiada, que deve ser resolvida rapidamente.

Missão

Promover o bem-estar psicológico e a autonomia do cliente o mais rápido possível, com eficácia e eficiência a partir do uso das modernas técnicas da psicologia na solução de problemas psicológicos.
“Quem sofre ,tem pressa”.

Visão

Ser pioneira e referência no trabalho com TERAPIA BREVE em Teófilo Otoni e região a partir da excelência de seus resultados positivos rápidos.

Valores

– Despertar continuamente os Valores Humanos ,sendo um ser humano melhor a cada dia.
– Evoluir continuamente cientificamente, para oferecer a excelência em serviços de psicologia.
– Ser um agente de transformação social através das várias ações do Projeto voluntário Teófilo Otoni Capital Mundial dos Valores Humanos que usa técnicas da psicologia para transformar o coração das pessoas, despertando o bem.