Capa emocionômetro de grupo
Emocionômetro de Grupo

A inteligência emocional é a capacidade de perceber, dar nome, e administrar emoções para alcançar objetivos e se relacionar virtuosamente com as pessoas. Segundo Daniel Goleman, os psicólogos concordam que Q.I. representa apenas 20% dos fatores que contribuem para o sucesso. Um total de 80% vem de outros fatores, incluindo o que chamam de Inteligência Emocional. Desenvolvemos uma ferramenta, que tem por objetivo desenvolver a inteligência emocional (Q.E.), gerando resultados positivos em escolas, empresas e organizações.

O que é?

O Emocionômetro de grupo é uma ferramenta que tem por objetivo desenvolver a inteligência emocional (Q.E.). É composta por uma estrutura em MDF com acrílico que armazena bolas coloridas. Depois de assistir o vídeo explicativo, que vai junto em DVD, os usuários podem identificar qual a emoção está presente naquele momento, pegar uma bola correspondente e colocar no espaço correspondente. Assim conseguimos medir a emoção dominante naquele ambiente no dia. Foi cuidadosamente pensada para os mais diversos ambientes e aplicações. Pode ser usado em escolas, empresas, organizações e até em casa.

Emocionômetro de grupo

Como tudo começou?

Desde 2002 a psicóloga e escritora, Izabel Ribeiro idealizou e vem desenvolvendo seu projeto social em nosso município, esse tem como meta transformar Teófilo Otoni, na Capital Mundial dos Valores Humanos, título que já foi conquistado em 2011 devido resultados positivos alcançados.

No final de 2016, o trabalho realizado na Escola Estadual Bom Jesus, a convite da supervisora Margareth, foi iniciado com a finalidade de desenvolver a Inteligência Emocional entre alunos. Esta se define como a capacidade de perceber, dar nome e administrar as emoções para alcançar objetivos e se relacionar virtuosamente com as pessoas.

Segundo Daniel Goleman - autor do Best Seller Inteligência Emocional - os psicólogos concordam que o Q.I. contribui com apenas 20% dos fatores que contribuem para o sucesso. Um total de 80% vem de outros fatores, incluindo o que chamam de Inteligência Emocional, e praticamente todas as escolas ainda focam seus esforços apenas no QI.

A partir do trabalho dos professores do corpo docente, da supervisora Margareth e da Diretora Gilvana e de seu resultado altamente positivo, a psicóloga Izabel Ribeiro teve a ideia do Emocionômetro de Grupo e essa foi imediatamente colocada em prática.Esse ano já foi iniciado o trabalho com os alunos da Escola Estadual Bom Jesus, com o auxílio do Emocionômetro de Grupo, o sucesso foi inegável por parte de professores e alunos.

As contribuições do trabalho com Inteligência Emocional continuam a melhorar a cada dia, fazendo da Escola Estadual Bom Jesus pioneira na rede pública de Teófilo Otoni, Minas Gerais e do Brasil. Não obstante essa ainda inovou as atividades com a Inteligência Emocional, com o auxílio do Emocionômetro de Grupo, sendo referência e dando o exemplo positivo, que pode ser seguido por outras instituições de ensino.

Com adultos em empresas e repartições públicas também o resultado foi gratificante, e está sendo admirado, uma vez que o Emocionômetro de Grupo devido a parte do material escolhido para confecção do produto, que é uma alusão a brincadeira, as bolinhas para piscina, desmistificando e facilitando o trabalho com as emoções, logo deduz-se que o produto é uma forma lúdica, sem resistência e de simples manipulação para crianças, adolescentes e adultos desenvolverem a Inteligência Emocional Q.E. e se beneficiarem das habilidades desenvolvidas, com o trabalho dessa.

Segundo Daniel Goleman, a Inteligência Emocional QE, é o maior responsável pelo sucesso ou insucesso dos indivíduos e concomitantemente gera qualidades como: afabilidade, compreensão e gentileza, fazendo do mundo um lugar melhor para se viver.

O Emocionômetro de Grupo, foi patenteado e está sendo produzido em Teófilo Otoni, e tem sua versão para escolas, empresas e famílias. Esse será comercializado em breve para todo Brasil pelo site: www.projetovaloreshumanos.com.br, 10% do faturamento líquido da venda dos Emocionômetros de Grupo, será revertido em ações do projeto voluntário, Teófilo Otoni Capital Mundial dos Valores Humanos, entre elas equipar com Emocionômetros de Grupo todas as escolas da rede pública de ensino do nosso município. Também foi desenvolvido o aplicativo Valores Humanos, que utiliza técnicas da Educação em Valores Humanos, que já pode ser baixado gratuitamente auxiliando pais e professores no trabalho para despertar Valores Humanos em crianças, jovens e adultos, transformando definitivamente Teófilo Otoni, na Capital Mundial dos Valores Humanos, fazendo nossa cidade “cintilar em todo Brasil.”

Depoimentos

Caso de sucesso

Cristina

Diretora da Escola Bom Jesus

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Caso de sucesso

Margareth

Supervisora da Escola Bom Jesus

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Caso de sucesso

Maria Liete

Professora do 1º ano na Escola B[...]

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Caso de sucesso

Nágina

Professora do 2º ano na Escola B[...]

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Caso de sucesso

Gláucia

Professora do 3º ano na Escola B[...]

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Caso de sucesso

Ivone

Professora do 4º ano na Escola B[...]

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Caso de sucesso

Vanúsia

Professora do 5º ano na Escola B[...]

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Caso de sucesso

Danielle

Professora da Escola Bom Jesus

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Caso de sucesso

Crisãngela

Professora da Escola Bom Jesus.

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O que é Inteligência Emocional Q.E?

Até pouco tempo atrás o sucesso de uma pessoa era avaliado pelo raciocínio lógico e habilidades matemáticas e espaciais (QI). Mas o psicólogo Daniel Goleman, PhD, com seu livro "Inteligência Emocional" retoma uma nova discussão sobre o assunto. Ele traz o conceito da inteligência emocional como maior responsável pelo sucesso ou insucesso das pessoas. A maioria da situações de trabalho é envolvida por relacionamentos entre as pessoas. Desta forma pessoas com qualidades de relacionamento humano, como afabilidade, compreensão, gentileza têm mais chances de obter o sucesso.

O que é Inteligência Emocional?
A Inteligência Emocional está relacionada a habilidades tais como motivar a si mesmo e persistir mediante frustações; controlar impulsos, canalizando emoções para situações apropriadas; praticar gratificação prorrogada; motivar pessoas, ajudando-as a liberarem seus melhores talentos, e conseguir seu engajamento a objetivos de interesses comuns. (Gilberto Vitor)

Daniel Goleman, em seu livro, mapeia a Inteligência Emocional em cinco áreas de habilidades: 
1. Auto-Conhecimento Emocional - reconhecer um sentimento enquanto ele ocorre. 
2. Controle Emocional - habilidade de lidar com seus próprios sentimentos, adequando-os para a situação. 
3. Auto-Motivação - dirigir emoções a serviço de um objetivo é essencial para manter-se caminhando sempre em busca. 
4. Reconhecimento de emoções em outras pessoas. 
5. Habilidade em relacionamentos inter-pessoais.

As três primeiras acima referem-se a Inteligência Intra-Pessoal. As duas últimas, a Inteligência Inter-Pessoal.

Inteligência Inter-Pessoal: é a habilidade de entender outras pessoas: o que as motiva, como trabalham, como trabalhar cooperativamente com elas.
1. Organização de Grupos: é a habilidade essencial da liderança, que envolve iniciativa e coordenação de esforços de um grupo, habilidade de obter do grupo o reconhecimento da liderança, a cooperação espontânea. 
2. Negociação de Soluções: o papel do mediador, prevenindo e resolvendo conflitos. 
3. Empatia - Sintonia Pessoal: é a capacidade de, identificando e entendendo os desejos e sentimentos das pessoas, responder (reagir) de forma apropriada de forma a canalizá-los ao interesse comum. 
4. Sensibilidade Social: é a capacidade de detectar e identificar sentimentos e motivos das pessoas.

Inteligência Intra-Pessoal: é a mesma habilidade, só que voltada para si mesmo. É a capacidade de formar um modelo verdadeiro e preciso de si mesmo e usá-lo de forma efetiva e construtiva.

Os tipos de inteligência.
O psicólogo Howard Gardner da Universidade de Harward, nos Estados Unidos, propõe “uma visão pluralista da mente” ampliando o conceito de inteligência única para o de um feixe de capacidades. Para ele, inteligência é a capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos valorizados em um ambiente cultural ou comunitário. Assim, ele propõe uma nova visão da inteligência, dividindo-a em 7 diferentes competências que se interpenetram, pois sempre envolvemos mais de uma habilidade na solução de problemas. 

Embora existam predominâncias, as inteligências se integram: 
•     Inteligência Verbal ou Lingüística: habilidade para lidar criativamente com as palavras. 
•     Inteligência Lógico-Matemática: capacidade para solucionar problemas envolvendo números e demais elementos matemáticos; habilidades para raciocínio dedutivo. 
•     Inteligência Cinestésica Corporal: capacidade de usar o próprio corpo de maneiras diferentes e hábeis. 
•     Inteligência Espacial: noção de espaço e direção. 
•     Inteligência Musical: capacidade de organizar sons de maneira criativa. 
•     Inteligência Interpessoal: habilidade de compreender os outros; a maneira de como aceitar e conviver com o outro. 
•     Inteligência Intrapessoal: capacidade de relacionamento consigo mesmo, autoconhecimento. Habilidade de administrar seus sentimentos e emoções a favor de seus projetos. É a inteligência da auto-estima.
    Segundo Gardner, todos nascem com o potencial das várias inteligências. A partir das relações com o ambiente, aspectos culturais, algumas são mais desenvolvidas ao passo que deixamos de aprimorar outras. 
Nos anos 90, Daniel Goleman, também psicólogo da Universidade de Harward, afirma que ninguém tem menos que 9 inteligências. Além das 7 citadas por Gardner, Goleman acrescenta mais duas:
•     Inteligência Pictográfica: habilidade que a pessoa tem de transmitir uma mensagem pelo desenho que faz. 
•     Inteligência Naturalista: capacidade de uma pessoa em sentir-se um componente natural.

Importância das Emoções

    • Sobrevivência: Nossas emoções foram desenvolvidas naturalmente através de milhões de anos de evolução. Como resultado, nossas emoções possuem o potencial de nos servir como um sofisticado e delicado sistema interno de orientação. Nossas emoções nos alertam quando as necessidades humanas naturais não são encontradas. Por exemplo, quando nos sentimos sós, nossa necessidade é encontrar outras pessoas.Quando nos sentimos receosos, nossa necessidade é por segurança. Quando nos sentimos rejeitados, nossa necessidade é por aceitação.
    • Tomadas de Decisão: Nossas emoções são uma fonte valiosa da informação. Nossas emoções nos ajudam a tomar decisões. Os estudos mostram que quando as conexões emocionais de uma pessoa estão danificadas no cérebro, ela não pode tomar nem mesmo as decisões simples. Por que? Porque não sentirá nada sobre suas escolhas.
    • Ajuste de limites: Quando nos sentimos incomodados com o comportamento de uma pessoa, nossas emoções nos alertam. Se nós aprendermos a confiar em nossas emoções e sensações isto nos ajudará a ajustar nossos limites que são necessários para proteger nossa saúde física e mental.
    • Comunicação: Nossas emoções ajudam-nos a comunicar com os outros. Nossas expressões faciais, por exemplo, podem demonstrar uma grande quantidade de emoções. Com o olhar, podemos sinalizar que precisamos de ajuda. Se formos também verbalmente hábeis, juntamente com nossas expressões teremos uma possibilidade maior de melhor expressar nossas emoções. Também é necessário que nós sejamos eficazes para escutar e entender os problemas dos outros.
    • União: Nossas emoções são talvez a maior fonte potencial capaz de unir todos os membros da espécie humana. Claramente, as diferenças religiosas, cultural e política não permitem isto, apesar dar emoções serem "universais".

                                                                                          

Porque desenvolver Q.E.?

Daniel Goleman em seu livro diz que a melhor maneira de tornar as pessoas mais inteligentes emocionalmente é começar a educá-las quando ainda são crianças. Em uma entrevista à HomeArts ele adverte que deve-se lembrar que ensinar inteligência emocional às crianças não significa que você não possa ser neurótico. Você apenas precisa ver o que a criança precisa, e estar lá para ela. 
Nesta mesma entrevista Daniel Goleman afirma que para um adulto melhorar sua própria inteligência emocional, a primeira tarefa é desaprender e reaprender, devido ao fato que seus hábitos emocionais foram aprendidos na infância. 

Uma das grandes preocupações dos pais hoje em dia, é educar seus filhos emocionalmente, ou seja, prepará-los para enfrentar os desafios impostos pela vida com inteligência. Ensiná-los, como reagir nas diversas ocorrências que podem vir a acontecer.
Segundo, 
Terezinha Castilho Fulanetto, devemos desenvolver todos os tipos de inteligência na criança, pois se todo o espectro é estimulado, a criança se desenvolve mais harmonicamente, previnindo obstruções e evitando bloqueios de capacidades. Todas as competências da criança devem ser estimuladas. 
"Ter inteligência emocional significa perceber os sentimentos dos filhos e ser capaz de compreendê-los, tranquilizá-los e guiá-los." Diz 
John Gottman em seu livro Inteligência Emocional e a Arte de Educar Nossos Filhos. Segundo ele, os pais devem ser os preparadores emocionais dos filhos, o que muitas vezes não tem ocorrido devido ao stress e a correria do cotidiano.
A infância modificou-se muito nos último anos, o que vem dificultar ainda mais o aprendizado afetivo. Os pais que são efetivamente preparadores emocionais, devem ensinar aos filhos estratégias para lidar com os altos e baixos da vida. Devem aproveitar os estados de emoções das crianças, para ensiná-las como lidar com eles e ensiná-la como tornar-se uma pessoa humana.
Porém, nas últimas décadas, uma visão desmedidamente liberal entre pais e filhos e escola/crianças tem comprometido a educação e o aprendizado, diz Roberto Lira Miranda, em Além da Inteligência Emocional: Uso integral das aptidões cerebrais no aprendizado, no trabalho e na vida. O receio de produzir crianças reprimidas está gerando uma quantidade muito grande de crianças mal educadas e emocionalmente menos aptas.

 

Para aqueles pais que ainda não são preparadores emocionais, Gottman, propõe 5 passos para que se tornem:
1. Perceber as emoções das crianças e as suas próprias;
2. Reconhecer a emoção como uma oportunidade de intimidade e orientação;
3. Ouvir com empatia e legitimar os sentimentos da criança;
4. Ajudar as crianças a verbalizar as emoções;
5. Impor limites e ajudar a criança a encontrar soluções para seus problemas.

Embora os pais tenham papel fundamental na educação emocional dos filhos, algumas iniciativas em escolas têm se mostrado positivas. Hoje, assistimos ao fortalecimento do indivíduo enquanto pessoa, fazendo com que as instituições, para obter sucesso, moldem-se aos indivíduos, treinando professores para tal missão. 
Segundo 
Gilberto Vitor, estamos assistindo a passagem de uma sociedade de sobrevivência para uma de realização pessoal, onde o indivíduo ganha importância enquanto valor e responsabilidade. Daí o surgimento de tantas associações.
O "princípio da educação emocional" é simples. Devemos ensinar ao indivíduo o senso de respeito, importância e de responsabilidade. Não apenas falando ou impondo responsabilidades, mas compartilhando responsabilidade com ele. E isto é fácil de se conseguir: atividades em equipes, onde todos trabalham igualmente e possuam a responsabilidade de manter a equipe viva.
Ainda segundo Gilberto Vitor, a "escolas emocionais" devem:

    • Investir menos esforços em medir conhecimentos (as notas) e mais tempo e enfoque na aprendizagem.
    • Compartilhar responsabilidades com seus alunos.
    • Investir nas tecnologias modernas de ensino.
    • Identificar e promover talentos individuais.
    • Promover reciclagem permanente de professores.
    • Enfatizar atividades em grupo.
    • Enfatizar a criatividade de cada aluno.
    • Ensinar o aluno como aprender.

Percebemos que a educação deve ser prioridade do Estado. Mas não só uma responsabilidade dele. Todos devemos compartilhar na educação de nossas crianças e adolescentes, dando oportunidade a eles de crescer e "se tornar adultos", dando oportunidade de mostrarem-se à humanidade, para que fatos lamentáveis, como adolescentes incendiando mendigos,matando colegas,namoradas e professores etc...deixem de acontecer.
"Todos somos beneficiários de uma boa educação da juventude."

Terezinha Castilho Fulanetto é orientadora educacional e coordenadora pedagógica do Curso de Educação Infantil do Instituto de Ensino "Santo Ivo".

Desenvolvendo a Inteligência Emocional em sala de aula com o auxílio do Emocionômetro de Grupo

Sou psicólogo há 20 anos e a 15 idealizei e desenvolvo um projeto voluntário em escolas públicas daqui de minha cidade, fui convidada pela supervisora Margareth para ajudar a Escola Estadual bom Jesus a diminuir a violência entre os alunos, propus o trabalho com inteligência emocional em sala de aula, diariamente ,ministrei o treinamento aos professores sobre inteligência emocional e como trabalhar ,foi assistido o filme divertidamente por toda escola,porque trabalhamos as emoções básicas, raiva,tristeza,aversão,alegria,medo,os alunos ao chegar na aula pegam a bolinha referente a emoção e a expressam,para a sala ou para o professor,depois esse trabalho é repetido 15 minutos antes do final da sala de aula.Para o ser humano escutar o outro ,primeiro tem que escutar a si mesmo ,esse trabalho com as emoções  possibilita o escutar a si mesmo,e depois o aluno está pronto para iniciar a aula escutando e assimilando o que o professor fala,isso resultou em melhora da concentração e portanto melhora da aprendizagem ,também resultou em melhora do comportamento dentro e fora da sala de aula, no relacionamento com os colegas em sala aula, com o professor,  o recreio está bem mais tranquilo, os professores confirmam que se sentem mais próximos dos alunos,e eles próprios  também estão lidando melhor  com suas emoções no dia-a-adia.

Izabel Ribeiro, psicóloga e inventora do Emocionômetro de Grupo.

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