Utilização de PNL
Em todas as palestras, a psicóloga Izabel Ribeiro utiliza recursos da Programação Neurolinguística (PNL), que mantém a atenção, facilitam a assimilação e a fixação do conhecimento, melhorando assim a produtividade das palestras
90 minutos
As palestras têm duração de 90 minutos
10 semanas
É indicado uma palestra por semana durante 10 semanas em empresas ou escolas, por que para se conseguir uma mudança positiva significativa são necessários processos e não apenas eventos, 10 semanas segundo pesquisas é o tempo necessário para se solidificar mudanças comportamentais
Ganhe um manual de coerência grátis
Deixe seus dados e receba um manual de coerência cardíaca.
Conheça um pouco mais sobre as palestras
Valores Humanos, a revolução necessária – um manual de vida e resiliência.
A resiliência é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas – choque, estresse, algum tipo de evento traumático, etc. – sem entrar em surto psicológico, emocional ou físico, por encontrar soluções estratégicas para enfrentar e superar as adversidades. Nas organizações, a resiliência se trata de uma tomada de decisão quando alguém se depara com um contexto entre a tensão do ambiente e a vontade de vencer. Essas decisões propiciam forças estratégicas na pessoa para enfrentar a adversidade.Enfim é a capacidade de passar pelos problemas e desafios inerentes á vida de todos nós ,crescer com eles internamente,dar a volta por cima , e voltar ao normal.
Mais que uma palestra , esta é um verdadeiro manual de vida, pois contém importantes orientações e lições capazes de preparar-nos de modo adequado para lidar com a vida como ela é. Essa palestratrata de como administrar com sabedoria , nossa vida,os problemas e desafios sejam eles,financeiro,doenças físicas e emocionais,problemas de relacionamento com qualquer pessoas,problemas em administrar emoções negativas,raiva,medo ,tristeza e aversão e perda de pessoas queridas através da morte ou separação enfim fontes de dor .Vamos aprender também como fazer a revolução necessária para que possamos recuperar nossos verdadeiros valores – os valores humanos e encontrar a verdadeira paz e felicidade ,despertando nossas virtudes ao passar por problemas e desafios e assim levando uma vida com significado e portanto feliz.
Toda a evolução científica e tecnológica da humanidade não tem sido capaz de nos trazer mais felicidade, tranqüilidade e paz.
E se isso está acontecendo, alguma coisa está errada. Temos de rever nossos conceitos e revolucionar o modo como vivemos para que a relação entre tecnologia e infelicidade humana não aumente ainda mais.
“Revolução”, aqui, é mudança de atitude. Afinal, se continuarmos fazendo o que sempre fizemos, vamos receber o que sempre recebemos. É preciso fazer algo diferente para ter um resultado diferente.
Palestra baseada no livro Valores Humanos ,a revolução necessária- Um manual de vida de Izabel Ribeiro, psicóloga clínica ,especializada em Terapia Breve e Educação em Valores Humanos,há 20 anos e há 15 empreendedora social ,tendo idealizadora e estando coordenando , o Projeto Voluntário Teófilo Otoni, Capital Mundial das Pedras Preciosas e dos Valores Humanos.
Izabel Ribeiro ,também é empreendedora criou e patenteou o Emocionômetro de Grupo, aplicativo Valores Humanos e jogos inovadores que despertam virtudes e a sabedoria para lidar com a vida do jeito que a vida é.
O que são Valores Humanos?
É o mesmo que virtudes humanas, como bondade, amor, paz, honestidade, humildade, bom humor, entusiamo, resiliência, flexibilidade, sabedoria, segurança, alegria, felicidade, coragem, dinamismo, conduta, correta, conduta pacífica etc.
Porque Valores Humanos?
Toda a evolução científica e tecnológica da humanidade não tem sido capaz de nos trazer mais felicidade, tranquilidade e paz. E se isso está acontecendo, alguma coisa está errada. Temos de rever nossos conceitos e revolucionar o modo como vivemos para que a relação entre tecnologia e infelicidade humana não aumente ainda mais. “Revolução”, aqui, é mudança de atitude. Afinal, se continuarmos fazendo o que sempre fizemos, vamos receber o que sempre recebemos. É preciso fazer algo diferente para ter um resultado diferente.
Qual o problema do mundo?
Falta de valores humanos no coração das pessoas. Para melhorar o mundo é preciso melhorar o homem, para melhorar o homem é preciso desenvolver valores humanos em seu coração.
Qual seria a solução?
Introduzir Valores Humanos no cotidiano das pessoas.
Como desenvolver, despertar Valores Humanos na escola, local de trabalho, casa?
É através da integração do Programa de Educação em Valores Humanos na escola, local de trabalho e casa, que não é religião é uma metodologia sistematizada que promove a vivencia portanto o desenvolvimento dos Valores Humanos, é composta de 5 técnicas, são elas:
1- Citação;
2- Metáfora(História);
3- Meditação ou ficar em silêncio;
4- Canto em grupo;
5- Atividade integracional ou dinâmica de grupo.
Quanto tempo gasto para utilizar essas técnicas?
5 ou 10 minutos por dia durante 5 dias da semana ou 25 ou 50 minutos uma vez por semana para escolas, empresas e casa.
Os 10 princípios básicos para educar seus filhos foram elaborados a partir de dados obtidos em 20 anos de pesquisas com diversas famílias, de diferentes grupos étnicos e raciais, com famílias pobres e ricas, de pais casados ou separados.
Seguindo estes princípios toda pessoa será um bom pai ou boa mãe e seu filho terá chances mais propícias de se tornar um bom cidadão, não importando se tem um filho ou uma filha, se ainda é criança ou já é um adolescente, se é filho único, gêmeo ou possui vários irmãos. E estes princípios, além de servirem para orientar os pais, também ajudam professores, orientadores e terapeutas a transmitir para as crianças valores como honestidade, autoconfiança, bondade, etc.
Essa palestra trata de duas questões centrais: como a liderança atua na condução da comunicação em uma organização ou qualquer outro tipo de relacionamento e qual é o papel da liderança para a comunicação organizacional e pessoal. Pensar no papel do líder é fundamental para compreender e analisar toda a influência que este exerce no ambiente de trabalho e pessoal. A atuação do líder determinará o sucesso ou o fracasso da organização ou família. Desta forma, relacionar o estudo da liderança com o estudo da comunicação possibilitará identificar e confirmar o quanto a liderança exerce um papel de influência nos relacionamentos de trabalho e pessoais, já que este é o instrumento utilizado pelo líder para fazer com que as pessoas atuem de forma a alcançar as metas propostas pelo líder. A comunicação é um dos principais instrumentos de trabalho utilizado pelo líder e merece atenção especial. Neste sentido, esta foi a razão pela qual a temática foi escolhida. Quanto melhor compreendida a relação entre a liderança e a comunicação, mais eficaz se tornarão os processos e os relacionamentos, assim como será possível identificar as melhores formas de conduzir a relação entre líder, processo de comunicação e colaborador.
Depressão é uma doença que é o mal do século 21, atinge pessoas de todas as idades e classes sociais. É uma tristeza quando não acaba mais.
Hoje, segundo organização da saúde, a depressão é quarta doença mais frequente. Em 2020 será a segunda, ficando atrás somente das doenças cardíacas e em 2030 será a primeira doença no mundo todo. Apenas 25% das pessoas tratam corretamente a depressão.
Dos que procuram um médico, apenas 50% são diagnosticados corretamente. É uma doença que ataca e a maioria dos que sofrem dela nem percebem que estão doentes. Do início insidioso, a depressão evolui continuamente para quadros que variam de intensidade e duração.
A depressão prolongada pode levar a suicídio e mortes por causas naturais. Hoje se sabe que a depressão não promove apenas uma sensação de infelicidade crônica, mas incita alterações fisiológicas, como baixas no sistema imune e o aumento de processos inflamatórios. Por essas e outras, já figura como um fator de risco para condições como as doenças cardiovasculares.
Essa palestra vai ajudá-lo a identificar os sintomas da depressão em si mesmo, familiares e amigos, e você também aprenderá como tratar o mal do século.
Para melhor estudar os transtornos ansiosos devemos tentar definir o termo ansiedade, muito usado em nosso dia a dia.
Do latim anxietate, ansiedade tem várias definições nos dicionários não técnicos: aflição, angústia, perturbação do espírito causada pela incerteza, relação com qualquer contexto de perigo, etc.
Levando-se em conta o aspecto técnico, devemos entender ansiedade como um fenômeno animal que ora nos beneficia ora nos prejudica, dependendo de sua circunstancialidade ou intensidade, podendo tornar-se patológica, isto é; prejudicial ao nosso funcionamento psíquico (mental) e somático (corporal).
Quando a ansiedade se torna patológica passamos a considerá-la um sintoma ou um transtorno, e daí podemos incluí-la num grupo de distúrbios, ora denominados transtornos ansiosos.
Os transtornos ansiosos ou transtornos de ansiedade, anteriormente conhecidos como neuroses vêm sofrendo várias revisões diagnósticas desde 1980. Nessa palestra utilizaremos a classificação publicada pela Associação Norte Americana de Psiquiatria em 1994.
A partir desta data passamos a considerar transtornos ansiosos os seguintes distúrbios:
- Ataque de pânico
- Transtorno de pânico
- Agorafobia
- Fobias específicas
- Fobia social
- Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)
- Transtorno de Estresse Pós Traumático
- Transtorno de Ansiedade Generalizada
- Transtorno de Ansiedade Induzida por Substâncias
Cada um dos transtornos só poderá ser assim considerado quando satisfazer critérios que foram elaborados para cada um deles, portanto não basta um sintoma isolado para caracterizar um transtorno ou uma doença.
Cada um dos transtornos poderá ser conhecido isoladamente como também suas manifestações, tratamento e evolução.
Nessa palestra vamos aprender como desenvolver a Inteligência Emocional, através do Emocionômetro de Grupo, criado pela psicóloga Izabel Ribeiro, e já em uso em escolas. Essa ferramenta pode ser utilizada em escolas, organizações públicas e privadas e em casa.
O Emocionômetro de Grupo, é uma forma lúdica, sem resistência, fácil para adultos e crianças desenvolverem a Inteligência Emocional (Q.E.), devido ao material escolhido para confecção do produto, que é uma alusão a brincadeira, as bolinhas para piscina, desmistificando e facilitando o trabalho com as emoções.
A Inteligência Emocional(Q.E.) é a capacidade de perceber, dar nome e administrar as emoções para alcançar objetivos e se relacionar virtuosamente com as pessoas. Segundo Daniel Goleman, os psicólogos concordam que o Q.I. contribui com apenas 20% dos fatores que contribuem para o sucesso. Um total de 80% vem de outros fatores, incluindo o que chamam de Inteligência Emocional. E praticamente todas as escolas ainda focam seus esforços apenas no QI.
Segundo Daniel Goleman, a Inteligência Emocional (Q.E.), é o maior responsável pelo sucesso ou insucesso dos indivíduos. É também ela desenvolvida que gera qualidades como: afabilidade, compreensão e gentileza, fazendo do mundo um lugar melhor para se viver. A inteligência emocional é uma capacidade que pode ser desenvolvida.
Inteligência emocional é um conceito em psicologia que descreve a capacidade de reconhecer e administrar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles.
Talvez algumas vezes você se sinta confuso com seus sentimentos e pode ser que não consiga decifrar o que as outras pessoas sentem. Lidar com as emoções pode ser complicado, porém, fica mais fácil quando desenvolvemos inteligência emocional para isso.
Lidar com pessoas e suas emoções, assim como compreender os próprios sentimentos, é possível através do desenvolvimento de habilidades. Diferentemente do Q.I., a inteligência emocional não se trata de conhecimentos de cunho intelectual e científico, mas de saber como reconhecer e lidar com sentimentos e emoções, visando o desenvolvimento pessoal e profissional.
Essa habilidade, quando bem trabalhada, favorece o bom relacionamento com as demais pessoas, permitindo entendimento nas relações pessoais e a melhor interação e comunicação no trabalho e na vida pessoal, possibilitando vários benefícios nesses dois setores.
Palestra baseada no trabalho de Harv Eker, autor do livro Os Segredos da Mente Milionária.
Há anos nas listas dos mais vendidos no Brasil, obra do escritor Harv Eker é, na verdade, sobre riqueza emocional, mais do que financeira. Para o autor radicado nos Estados Unidos, que se tornou milionário em dois anos e meio, são as suas crenças que determinam o seu grau de controle sobre as finanças. Suas lições se baseiam em abrir mão de alguns velhos modos de pensar e agir, dominar emoções e refazer modelos mentais.
Baseado no trabalho de Hellen Palmer, psicóloga.
Abordando um tema personalidade, essa palestra não só ajuda no processo de auto-identificação, mas também apresenta estratégias para superar as limitações da personalidade.
A PNL tem se confirmado como a arte da excelência humana.
A boa comunicação é a base de toda negociação bem-sucedida, seja com o chefe, clientes, parceiros, amigos ou filhos, permitindo quebrar resistências, gerar empatia e relacionamentos melhores.
Pesquisas indicam que mais de 70% dos problemas de uma empresa estão ligados direta ou indiretamente à comunicação. Ela permite gerar empatia, quebrar resistências e desenvolver relacionamentos de melhor qualidade.
Essa palestra tem como objetivo ampliar as habilidades de comunicação, em situações pessoais ou profissionais.